terça-feira, 2 de dezembro de 2008

faeries - um deck "imbatível"?

Olá a todos!

Agora, oficialmente, faço parte da equipe de colunistas do blog do Xturox...(eu me auto-convidei para este blog e o dono permitiu...) o/*\o

Então, o meu "chefe" pediu para analisar o novo faeries (esper faeries)...visto que, segundo ele, eu joguei tempo suficiente para analisar o deck...(apesar de não jogar oficialmente com este deck).

Vamos a análise então:

faeries by Martin Heruth

creature [15]
4 Mistbind Clique
4 Scion of Oona
4 Spellstutter Sprite
3 Vendilion Clique
instant [13]
4 Agony Warp
4 Broken Ambitions
4 Cryptic Command
2 Eyeblight's Ending
enchantment [4]
4 Bitterblossom
land [24]
3 Faerie Conclave
4 Island
4 Mutavault
4 Secluded Glen
4 Sunken Ruins
1 Swamp
4 Underground River
planeswalker [3]
3 Jace Beleren

Bem...na maioria das listas de faeries, uma das principais questões é: 24 ou 25 lands? Geralmente, a maioria dos players pelo mundo afora, decide jogar com 25 lands para evitar a tenebrosa "zica". Eu, particularmente, sempre joguei com 24 lands (ui...!), simplesmente, porque eu não gosto de floodar...

Enfim, quando saiu shards of alara (e, consequentemente, houve a queda do bloco de timespiral junto com coldsnap) uma das questões levantadas por todos os players foi: será que o faeries terá espaço neste novo e hostil ambiente..?

Então, logo que a edição saiu, muita gente começou a jogar com a lista do faeries block, alterando poucas coisas no md e alterando parte da manabase (isso graças à 10ª edição). Com o "charme" dos medalhões de alara iluminando o novo ambiente, muitos players tiveram a grande idéia de se acrescentar a cor branca ao faeries, até então, Azul/Preto.

Com os upgrades implantados (esper charm e a manabase, principalmente), o esper faeries mostrou-se um deck bom e preparado (?) para este ambiente. Mesmo com todos estes "upgrades", o deck mostrou-se fragilizado em relação à manabase e a queda de cartas-chaves (principalmente, ancestral vision). Mesmo sendo um deck forte, parecia que a queda deste deck era eminente.

Até que, com idéias brilhantes, o faeries volta a sua formação original, (UB)...mas, o que este deck tem de diferente em relação ao faeries "antigo"?

Primeiro, uma das grandes novidades, é o surgimento do planinauta Jace Beleren. Um dos grandes substitutos (?) do ancestral vision e é uma das cartas mais fortes contra o atual deck do ambiente, o toast. Outra grande evolução é a novidade de Agony Warp. A carta é versátil e tem se mostrado um dos grandes removal do novo ambiente.

Outra carta que merece um certo destaque é Eyeblight's Ending. Grande removal, mesmo tendo uma certa limitação.

Uma das vantagens do faeries é que cartas-chave como bitterblossom e cryptic command não deram adeus do ambiente. Além de que as principais criaturas do faeries (vendilion clique e mistbind clique) também permanecem no ambiente.

Com um certo equilíbrio de forças entre o aggro e o control, o deck continua, sim, como um dos decks tier 1. O esper faeries (chamado por alguns de "robocop faeries"), é um deck razoável, porém sua manabase é muito pior do que o faeries UB. Talvez, seja por isso que a maioria dos players estão retornando a fase "old school" do faeries.

Enfim, o faeries continua sendo um deck forte, mesmo com quedas importantes que atenuaram a força deste deck. Mas, todos os decks deste ambiente atual perderam algumas cartas que foram importantes para o funcionamento do deck.

Uma das dicas é: aprenda como o deck funciona. Com isto em mente, sim, qualquer um pode evoluir como jogador. Seja humilde para aceitar dicas e críticas. Isto melhora sua percepção e concepção durante as partidas.

Qualquer deck pode ser o melhor desde que você conheça os "atalhos" do deck.

Acho que é isso,

Minha primeira análise como colunista no mtgbrainstorming. Espero que gostem.

Abraço!

Análise produzida por: Newton "sushi" Terada

Um comentário: