terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dredge T4 - Still Alive? Parte 1

O Dredge durante algum tempo foi um deck muito popular no T4, era considerado o "Deck-to-Beat" do ambiente por ser um combo muito rápido. Mas, após a queda do bloco de Invasion e Odissey(salvo engano) o deck perdeu muita força, sobretudo com a perda do Ichorid e da Cabal Therapy, e por muito foi rotulado como morto. Porém após o PT Berlin, alguns Dredges passaram para o Day 2, despertando assim o interesse de alguns. Mas será que o deck ainda é competitivo?

A grande diferença deste Dredge para o antigo é a velocidade, o deck antigo conseguia numa "God Hand" e num "God Dredge" fechar no turno 1~2. E para a versão nova isto é praticamente impossível. (não que as chances não existam, é possivel sim combar nos 2 primeiros turnos).

Eu como gosto do deck resolvi tentar fazer volta-lo a ser competitivo, mesmo sem as temáticas de flashback que eram muito essenciais ao deck, porém em Shards of Alara a mecânica de Unearth se encaixou como um bom substituto, porém não a altura suficiente.

Outra coisa notável a se dizer é o numero de versões diferentes do deck, algumas abusam da interação de Fatestitcher + Orbe Mesmérica, outras preferem usar River Kelpie, outros ainda gostam de Rusalka Afogada, mas uma coisa é certa, esse deck depende MUITO de Magus do Mercado. Sério, a velocidade que ele te dá é absurda porém seu corpo 0/1 não ajuda ele a ficar na mesa, mas é a carta que vai te fazer ganhar se você chegar a desvirar suas permanentes.

Andei testando uma lista para o novo ambiente infestado de Elfos, e para minha surpresa a partida contra Elfos não é tão desfavorável sendo geralmente "Fifty~Fifty".

Aí está a minha lista

Lands
3 Watery Grave
3 City of Brass
4 Gemstone Mine
2 Polluted Delta
2 Steam Vents

Criaturas
4 Golgari Grave-Troll
4 Stinkweed Imp
1 Akroma, Angel of Wrath
4 Narcoameba
1 Flame-Kin Zealot
4 Magus of the Bazaar
1 Phantasmagorian
3 Fatestitcher
4 Drowned Rusalka
1 Golgari Thug

Spells
4 Chrome Mox
3 Dread Return
4 Bridge from Below
2 Darkblast
4 Ideas Unbound
2 Goblin Lore

Não vou fazer uma análise card by card porque acho desnecessário, vou análisar algumas escolhas.

Rusalka Afogada
A carta é simplesmente fantástica, substituí bem o Imp (em suas devidas proporções), pode ser usado para começar a dredgear no começo do jogo, e quando você precisa daquele Cephalid Sage, ela também faz esse papel! como o numero de terrenos é maior na nova versão, não é dificil se ter 3 terrenos na mesa, então um Dread Return na Rusalka pode te salvar o pescoço, dredgeando com as fichas de Zumbi.











Fatestitcher
Mesmo sem a orbe esse carinha é muito bom, ele tem um custo de Unearth muito baixo (U), ajuda no Dread Return (mesmo não colocando fichas em jogo), desvira o Magus para continuar a dredgear o deck e com a orbe ele vira até kill condition. Todas as listas novas tem ele na sua build.












Fantasmagórico
Acabaram os dredgers do seu cemitério? estão todos na sua mão? sem problemas! o Fantamagórico resolve seu problema! A grande vantagem dele é poder responder sua habilidade com a própria habilidade, podendo discartar até 6 cards de uma só vez.













Espero que tenham gostado, como ainda não fiz muitas partidas com o deck não tenho uma análise precisa dos matchups. mas elas virão em breve! até a próxima!

8 comentários:

Unknown disse...

Nunca gostei de Dredge - decks que dependem MUITO da sinergia e menos da consistência são fáceis de desequilibrar. Mas gostei da análise, permitiu que eu me aproximasse melhor do conceito do deck e entender porque tanta gente diz que o deck é absurdo. Fico no aguardo dos matchups!

Anônimo disse...

O novo dredge nao tem mto futuro não, perdeu mta peça importante que foi substituida por tapa buraco. De tapa buraco em tapa buraco temos um deck sensivelmente pior =(

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Excelente comentário, hein, anônimo?

Danyel Henrique disse...

é o gau, relaxa =p

Anônimo disse...

definitivamente é o Gau. Deleta lá se der.

infelizmente não consigo fazer um comentário imparcial já que odeio dredge :P

Unknown disse...

Dá pra deletar o Gau?
hahahaha xD

newton "sushi" disse...

um dos decks q pré-rotação era o terror do extended...
hoje em dia, ele perdeu muita força mas, não é um deck q possa ser desprezado desse jeito..
o deck continua vivo (mesmo perdendo velocidade)...
e, ainda saiu apenas uma edição do novo bloco...quem sabe não apareça alguma coisa legal para o dredge..?