quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

kithkin - deck de criança?

Olá a todos.

Hoje, analisarei um dos decks mais aggro do ambiente: o kithkin.

Na época em que Lorwyn saiu, a idéia de todos era de escolher uma unidade tribal e criar um deck ao redor deste pensamento. Faeries, Merfolks, Elves, Treefolks (???), Goblins...a quantidade de criaturas que surgiram em Lorwyn foi tremenda...um dos decks que, inicialmente, ficou meio esquecido do ambiente foi o kithkin. Um white winnie clássico unindo duas ótimas qualidades: velocidade e força. Mas, com a existência de n removal mass presente no ambiente pré-shards, este deck perdia o fôlego rapidamente. Com a queda de n-2 removal mass unida a manutenção de todas as cartas deste deck, o foco dos players mudaram em direção ao kithkin. Bem, vamos a lista:

creatures [24]
3 Burrenton Forge-Tender
3 Cloudgoat Ranger
4 Figure of Destiny
4 Goldmeadow Stalwart
4 Knight of Meadowgrain
4 Wizened Cenn
2 Ranger of Eos

sorcery [4]
4 Spectral Procession

enchantment [8]
3 Oblivion Ring
4 Glorious Anthem
1 Rise of the Hobgoblins

land [24]
4 Rustic Clachan
4 Windbrisk Heights
2 Mutavault
14 Plains

Uma das grandes forças deste deck é a quantidade de X por 1 que algumas cartas realizam. Spectral Procession e Cloudgoat Ranger são duas cartas que fazem o kithkin voltar ao jogo, mesmo após uma Wrath Of God. Firespout é um removal arriscado contra este deck, pois a presença de Burrentons md dificulta a sua utilização e otimização. Ranger of Eos no mid/late game pode virar o jogo trazendo dois figure of destiny. Figure of destiny sempre será um dos melhores topdecks no mid/late game.
Glorious Anthem e Wizened Cenn são os principais "pumps" do deck, sempre garantindo uma pancada maior.
Mutavault é necessário..? Sim, é necessário...mas, não o suficiente para ter 4 no deck. 2 é o suficiente para evitar problemas para castar suas spells de curva 2 e 3.

Nunca comparem este deck dizendo que ele é uma idéia de criança. O deck é muito bem planejado, visando os principais decks do ambiente. A velocidade deste deck pune quem não sabe mulligar. Eu estou de prova que este deck ganha com uma velocidade absurda.

A dica contra este deck é: não tenha medo de mulligar. Seja o control na hora certa e seja o aggro na hora certa. Mas, com este deck, a única idéia é: criaturas à 90° e avante kithkins!!!

É isso,

Abraços!

4 comentários:

Leandro disse...

Kithkin foi um deck que começou a jogar bem no bloco pra depois migrar para o T2 graças ao Procession e a Land Hideway, já que no mano a mano, antigamente o deck não ganhava de nada (ambiente pré-shadowmoor). Um manequin no shriekmaw já era suficiente para parar o deck todo.

A evolução que eu estou vendo nos kithkins é a adição de vermelho para ajani, quem sabe a era auge do boros não esteja de volta.

Sushi, nem li o post do fadas.. já to de saco cheio de falarem desse deck kkkk :)

Anônimo disse...

oi :D gostei do blog, parabens
stillmoon cavalier enche o saco ao lado dos nordestinos cabiçudos d pexera enferrujada.
Fora q o surgimento de unmake e figura ajudou MUITO o deck.

newton "sushi" disse...

valeu pelos comentários e dicas...
É q eu peguei uma lista monowhite...sim, eu deveria citar sobre o ajani e a possível volta do "boros" para o ambiente.
É...sobre o fadas, até eu estou de saco cheio de comentar sobre o deck...rsrsrs

Valeu pelas dicas!

Unknown disse...

Acredito que a maior força do Kithkin / WW atual é a tal da "card advantage". O deck minimiza os efeitos da Cólera, pois faz três por um com Procession, virtual três por um com Ranger of Eos e até quatro por um com Cloudgoat Ranger o.O
Bons posts, continue assim!