quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vintage Experience


Olá galera! como prometido no blog da domain (com um pouco de atraso é verdade, mas a culpa é da chuva + speedy) aqui está o meu report do torneio. Antes gostaria de falar um pouco sobre o Vintage, formato amado por poucos e odiado por muitos. O vintage nada mais é do que um "vale-tudo" do magic, com apenas restrições e não banimentos, deixando o formato totalmente aberto a criatividade e as famosas e temidas "powers". Mas qual o argumento para os amantes de vintage defenderem seu formato? simples, a satisfação de possuir uma carta tão cobiçada por todos os players de magic, quem nunca quis ter uma Black Lotus? e também outro ponto positivo é a versatilidade do formato, sim é possivel obter bons resultados sem um deck "power". E qual é o argumento dos odiadores do vintage? a velocidade do ambiente é um desses fatores, muitos jogos terminam entre o turno 1~2. Num ambiente não tão antigo assim até de turno 0, é o que faz muitas pessoas querer distância dele. Minha opinião, o formato é um pouco injusto para com os "unpowered", mas como eu disse aflore a criatividade, existem muitos decks unpowereds que obtem bons resultados como o Oath e o Food Chain.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa, o report do torneio.

Antes que alguns digam, minha experiência no vintage foi muito curta, algumas simples partidas e nenhum torneio de maior expressão, então não me crucifiquem por jogadas erradas e SB estranho. Alguns dias antes, resolvi fazer uma deckbuild que não perdesse para Oath, meu maior medo em todo torneio vintage e acabei chegando a seguinte decklist:

Lands

3 Bloodstained Mire
3 Wooded Foothills
4 Wasteland
1 Strip Mine
3 Taiga
4 Montanhas

Aceleradores

4 Elvish Spirit Guide
1 Petala de Lótus
1 Mana Crypt

Toolbox

1 Stingscourger
1 Goblin Tinkerer
1 Tin-Street Hooligan
1 Goblin Sharpshooter
1 Skirk Prospector

Encantamentos

4 Food Chain

Criaturas

4 Goblin Lacaio
4 Goblin Bate-Estacas
4 Goblin Recrutador
4 Goblin Matron
4 Goblin Ringleader
3 Goblin Warchief
3 Gempalm Incinerator

Sideboard

2 Blood Moon
3 Krosan Grip
2 Tormod's Crypt
4 Farra Devastadora
2 Explosão Elemental Vermelha
2 Pyroblast

Decklist feita, Rodada saindo vamos a primeira partida

1ª Rodada

Danyel (food chain) x (Mono G) Thiago

Game 1- Ele abriu de mana Birds of Paradise, fiz mana lacaio. Ele volta de mana birds, Elfos de Llanowar e Simbiota, desvantagem a vista. Consigo controlar um pouco o jogo com stingcourger e um warchief, ele faz Beacon of creation. Fiz sharpshooter e ele recolheu.

Game 2 - Ele abriu de mana Llanowar, eu fiz lacaio, ele ficou tapped pra fazer não lembro o que e deixou uma Tropical de pé, percebi que era um Daze ou Stifle, por que aquela tropical não estava no g1. Bato lacaio de isca, toma stifle, Elvish spirit guide, Food Chain. Turno Seguinte eu combei, sem chances de resposta

1x0

Comecei o torneio com uma vitória, minha meta nesse torneio era fazer pelo menos um 4-1 para se manter no top 8 e quem sabe conseguir uma vaga.

2ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (RG beats) Mauro

Game 1 - Ele ganha no dado e abre de mana fanático. Ferrou. Meu deck não tinha removals suficientes para ganhar de um deck lotado de criaturas. ele me surrou com 3 goyfs. Highlights para um erro colossal meu quando ele estava com 2 goyfs e 2 lands, sendo apenas 1 fonte de mana verde. já devia ser la pelo turno 8 e eu tinha uma strip mine, e 3 montanhas. A jogada correta era destuir a taiga, voltar 1 goyf para mão com o Scourger e fazer o lacaio. Não fiz azar meu.

Game 2 - eu abri de mana lacaio, ele fez Kird Ape. não lembro muito bem deste jogo mas combei de turno 4 por que esperei ele ficar tapped com medo da krosan.

Game 3 - Foi um dos mais joselitos do torneio, abri de mana lacaio e torci para ele naum matar-lo, ele fez mana kird ape e eu combei no turno 2. fazendo land, espirito guia, food chain, remove lacaio, faz recruta, remove recruta, faz recruta 1 na pool, ringleader for the win.

2x0 ganhar do badmatch só pode ser bom, vamos a terceira rodada.

3ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (GAT) Kizzy

O match teoricamente é tranquilo pra mim, se eu abrir um removal na mão.

Game 1 - Abro lento com Piledriver de turno 1, eu consigo lidar com 2 Dryads mas não com a terceira e a quarta, o numero de counters foi absurdos, Highlight para Yawg's Win que foi decisiva (que óbvio)

Game 2 - não lembro muito bem desse game mas se não me engano ele fez Chave Voltaica + Time Vault, fora de alcance.

2x1

Um pouco desanimado, vamos a Quarta Rodada

4ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (UW Fish) Paulo Maria

Game 1 - Ele abriu de Isamaru, Jotun e me surrou ao infinito. Deck de bicho de novo pra me ferrar completamente, até o momento que ele cometeu 1 missplay e fez 2 Isamarus, o Fox foi chamado os 2 Isamarus mortos, e ai ficou fácil pra virar o jogo.

Game 2 - Ziquei mana, mas ainda abri de mana lacaio, minha unica esperança era trickar ele para o food chain entrar e virar o jogo. Pena que não rolou. Fiz Food chain com petala e espirito guia, com outro guia na mão para pegar Daze, mas acabou vindo uma FoW. Fui completamente surrado por Jotun's e Cia.

Game 3 - Consegui conectar um lacaio que colocou Recrutador na mesa e uma ordem de criaturas para lidar com as dele, deu certo, ele não aguentou o Rush de 3 piledrivers. Mesmo com uma Jitte.

3x1

estava em quarto nos standings, dependia só de mim para ganhar a vaga. porém...

5ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (Tezzerator Time) Neto

Game 1 - Abri de mana lacaio, segundo turno dei uma stip mine que me ganhou o jogo e surrei ele com 3 piledrivers

Game 2 - Vim com outra Strip Mine, mas rolou um Time Vault combo, e fui rapidamente fumado.

Game 3 - Sem palavras para esse jogo, vou colocar o trecho do próprio Neto na Ligamagic.

"Ele abriu de montanha lacaio.
Eu fiz delta para ilha, ancestral recall. Black lotus para 3 B, mana vault e yawmoth´s will(sobraram B e 1 incolor). Voltei a lotus, quebrei p/ 3 U, ancestral recall, tinker para colosso quebrando o vault, fiz uma mox jet e com o demonic tutor busquei time walk! Passei!!! A galera que estava assistindo o jogo ficou assutada com a jogada de primeiro turno, assim como o meu oponente! Ele fez algum goblin no segundo turno que eu nem lembro qual era e me passou. Eu bati com o colosso e fiz o time walk for the win!!!
"

3x2

Bom, o resultado só não foi pior porque meus concorrentes diretos pela vaga no draft também fizeram 3-2. A vaga será decida dia 15! Aguardem!

4 comentários:

y134s disse...

pau no paulão!!

Anônimo disse...

acho uma vergonha essa galera que tem as poderosas n jogar de TPS mano é o deck mais pintudo da história

Unknown disse...

pausa no blog...
sera...

Cauê "Chineis" Hattori disse...

http://www.ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=63223

Se interessar. =)