quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vintage Experience


Olá galera! como prometido no blog da domain (com um pouco de atraso é verdade, mas a culpa é da chuva + speedy) aqui está o meu report do torneio. Antes gostaria de falar um pouco sobre o Vintage, formato amado por poucos e odiado por muitos. O vintage nada mais é do que um "vale-tudo" do magic, com apenas restrições e não banimentos, deixando o formato totalmente aberto a criatividade e as famosas e temidas "powers". Mas qual o argumento para os amantes de vintage defenderem seu formato? simples, a satisfação de possuir uma carta tão cobiçada por todos os players de magic, quem nunca quis ter uma Black Lotus? e também outro ponto positivo é a versatilidade do formato, sim é possivel obter bons resultados sem um deck "power". E qual é o argumento dos odiadores do vintage? a velocidade do ambiente é um desses fatores, muitos jogos terminam entre o turno 1~2. Num ambiente não tão antigo assim até de turno 0, é o que faz muitas pessoas querer distância dele. Minha opinião, o formato é um pouco injusto para com os "unpowered", mas como eu disse aflore a criatividade, existem muitos decks unpowereds que obtem bons resultados como o Oath e o Food Chain.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa, o report do torneio.

Antes que alguns digam, minha experiência no vintage foi muito curta, algumas simples partidas e nenhum torneio de maior expressão, então não me crucifiquem por jogadas erradas e SB estranho. Alguns dias antes, resolvi fazer uma deckbuild que não perdesse para Oath, meu maior medo em todo torneio vintage e acabei chegando a seguinte decklist:

Lands

3 Bloodstained Mire
3 Wooded Foothills
4 Wasteland
1 Strip Mine
3 Taiga
4 Montanhas

Aceleradores

4 Elvish Spirit Guide
1 Petala de Lótus
1 Mana Crypt

Toolbox

1 Stingscourger
1 Goblin Tinkerer
1 Tin-Street Hooligan
1 Goblin Sharpshooter
1 Skirk Prospector

Encantamentos

4 Food Chain

Criaturas

4 Goblin Lacaio
4 Goblin Bate-Estacas
4 Goblin Recrutador
4 Goblin Matron
4 Goblin Ringleader
3 Goblin Warchief
3 Gempalm Incinerator

Sideboard

2 Blood Moon
3 Krosan Grip
2 Tormod's Crypt
4 Farra Devastadora
2 Explosão Elemental Vermelha
2 Pyroblast

Decklist feita, Rodada saindo vamos a primeira partida

1ª Rodada

Danyel (food chain) x (Mono G) Thiago

Game 1- Ele abriu de mana Birds of Paradise, fiz mana lacaio. Ele volta de mana birds, Elfos de Llanowar e Simbiota, desvantagem a vista. Consigo controlar um pouco o jogo com stingcourger e um warchief, ele faz Beacon of creation. Fiz sharpshooter e ele recolheu.

Game 2 - Ele abriu de mana Llanowar, eu fiz lacaio, ele ficou tapped pra fazer não lembro o que e deixou uma Tropical de pé, percebi que era um Daze ou Stifle, por que aquela tropical não estava no g1. Bato lacaio de isca, toma stifle, Elvish spirit guide, Food Chain. Turno Seguinte eu combei, sem chances de resposta

1x0

Comecei o torneio com uma vitória, minha meta nesse torneio era fazer pelo menos um 4-1 para se manter no top 8 e quem sabe conseguir uma vaga.

2ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (RG beats) Mauro

Game 1 - Ele ganha no dado e abre de mana fanático. Ferrou. Meu deck não tinha removals suficientes para ganhar de um deck lotado de criaturas. ele me surrou com 3 goyfs. Highlights para um erro colossal meu quando ele estava com 2 goyfs e 2 lands, sendo apenas 1 fonte de mana verde. já devia ser la pelo turno 8 e eu tinha uma strip mine, e 3 montanhas. A jogada correta era destuir a taiga, voltar 1 goyf para mão com o Scourger e fazer o lacaio. Não fiz azar meu.

Game 2 - eu abri de mana lacaio, ele fez Kird Ape. não lembro muito bem deste jogo mas combei de turno 4 por que esperei ele ficar tapped com medo da krosan.

Game 3 - Foi um dos mais joselitos do torneio, abri de mana lacaio e torci para ele naum matar-lo, ele fez mana kird ape e eu combei no turno 2. fazendo land, espirito guia, food chain, remove lacaio, faz recruta, remove recruta, faz recruta 1 na pool, ringleader for the win.

2x0 ganhar do badmatch só pode ser bom, vamos a terceira rodada.

3ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (GAT) Kizzy

O match teoricamente é tranquilo pra mim, se eu abrir um removal na mão.

Game 1 - Abro lento com Piledriver de turno 1, eu consigo lidar com 2 Dryads mas não com a terceira e a quarta, o numero de counters foi absurdos, Highlight para Yawg's Win que foi decisiva (que óbvio)

Game 2 - não lembro muito bem desse game mas se não me engano ele fez Chave Voltaica + Time Vault, fora de alcance.

2x1

Um pouco desanimado, vamos a Quarta Rodada

4ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (UW Fish) Paulo Maria

Game 1 - Ele abriu de Isamaru, Jotun e me surrou ao infinito. Deck de bicho de novo pra me ferrar completamente, até o momento que ele cometeu 1 missplay e fez 2 Isamarus, o Fox foi chamado os 2 Isamarus mortos, e ai ficou fácil pra virar o jogo.

Game 2 - Ziquei mana, mas ainda abri de mana lacaio, minha unica esperança era trickar ele para o food chain entrar e virar o jogo. Pena que não rolou. Fiz Food chain com petala e espirito guia, com outro guia na mão para pegar Daze, mas acabou vindo uma FoW. Fui completamente surrado por Jotun's e Cia.

Game 3 - Consegui conectar um lacaio que colocou Recrutador na mesa e uma ordem de criaturas para lidar com as dele, deu certo, ele não aguentou o Rush de 3 piledrivers. Mesmo com uma Jitte.

3x1

estava em quarto nos standings, dependia só de mim para ganhar a vaga. porém...

5ª Rodada

Danyel (Food Chain) x (Tezzerator Time) Neto

Game 1 - Abri de mana lacaio, segundo turno dei uma stip mine que me ganhou o jogo e surrei ele com 3 piledrivers

Game 2 - Vim com outra Strip Mine, mas rolou um Time Vault combo, e fui rapidamente fumado.

Game 3 - Sem palavras para esse jogo, vou colocar o trecho do próprio Neto na Ligamagic.

"Ele abriu de montanha lacaio.
Eu fiz delta para ilha, ancestral recall. Black lotus para 3 B, mana vault e yawmoth´s will(sobraram B e 1 incolor). Voltei a lotus, quebrei p/ 3 U, ancestral recall, tinker para colosso quebrando o vault, fiz uma mox jet e com o demonic tutor busquei time walk! Passei!!! A galera que estava assistindo o jogo ficou assutada com a jogada de primeiro turno, assim como o meu oponente! Ele fez algum goblin no segundo turno que eu nem lembro qual era e me passou. Eu bati com o colosso e fiz o time walk for the win!!!
"

3x2

Bom, o resultado só não foi pior porque meus concorrentes diretos pela vaga no draft também fizeram 3-2. A vaga será decida dia 15! Aguardem!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Raining Blood - Death Cloud

Olá a todos.
Temporada extended chegando, e muitos já falaram ou ouviram falar de um dos atuais decks do momento: o Death Cloud.
Deck extremamente consistente com disrupts eficientes (thoughtseize e raven's crime), removals adequadas ao ambiente (putrefy, damnation e crime/punishment) e finishers super destrutivos (death cloud e worm harvest), esse deck é conhecido por não tem bad matchs (talvez o monored seja um bad match...mas...).



Provavelmente, este deck é um dos que melhor otimiza a "player skill", devido a sua dificuldade em tomar decisões ao longo do jogo.

Mas, esse deck melhorou eficientemente com a entrada de cartas sinérgicas como: kitchen finks, garruk wildspeaker e life from the loam.


Combinações como: life from the loam+cycling lands, life from the loam+fetchs lands, além dos mini-combos: raven's crime+life from the loam, worm harvest+life from the loam, fazem com que o deck seja um dos mais fortes do ambiente.


Então, eu observo esta lista como umas das melhores do t4. Mas, sempre tem aquelas cartas "terríveis" que atrapalham o jogo. Vamos a elas:

Gaddock Teeg (Zoo)



Senhor gaddock é uma pedra no sapato do deck. Apesar do deck contar com removals para ele, caso fique na mesa, atrapalha em muito o andar do jogo.

Soluções: putrefy, smother.

Magus of the Moon (Demigod Stompy)



Apesar de estar listando ele como um problema ao deck, a presença de sakura tribe-elder e fetchs lands, faz com que ele não seja tão perigoso assim. Mas, se encaixado de forma correta, pode vir a atrapalhar o jogo.


Soluções: smother, putrefy, crime/punishment.
Kitchen Finks (Mirror)


Muitos vão se perguntar o porquê de estar listando o kitchen finks como uma carta "terrível". Mas, se pararmos para pensar, no mirror, o quê garante a vitória do death cloud? Basicamente, 3 cartas garantem a vitória: life from the loam (recollect infinito para as lands), kitchen finks (persist) e o garruk wildspeaker (kill condition). Então, se pararmos para pensar, life from the loam só vai ser útil se o worm harvest estiver no cemitério (a segunda função do loam seria a de draw); O garruk pode ser "morto" pelo garruk do mirror; Então, a única peça que pode garantir a vitória sem que o oponente faça algo é o finks. Recentemente, eu assisti uma partida de clouds onde quem fazia mais finks ganhava a match. Então, realmente, considero o finks uma carta-chave no mirror.
Acho q é isso.
Abraços a todos

sábado, 17 de janeiro de 2009

welcome to the jungle - zoo

Olá a todos!
Não estou muito afim de pensar sobre o deck...mas, como temos que manter o blog vivo...(ou pelo menos, tentar mantê-lo) resolvi analisar um dos decks mais rápidos e fortes do ambiente t4: o zoo.
Combinação muito bem balanceada entre velocidade e força, o deck promete ser umas das promessas para esta temporada t4 devido o retorno de uma das cartas mais fortes do deck: gaea's might.

Com a ajuda de fetchs + shock lands, o deck consegue reunir as 5 cores do jogo com apenas 3 lands, otimizando assim, cartas chave como: tribal flames e o gaea's might (ou might of alara...como preferirem)...


Geralmente, com a avalanche de criaturas efetivas para arrancar seu sangue, o deck costuma fechar sua matança no 4, 5 turno. Reune, além de tudo, criaturas com efeitos muito boas (dark confidant e tidehollow sculler), criaturas assassinas (wild nacatl e kird ape) e spells eficientes (lightning helix, oblivion ring e umezawa's jitte).



Com uma curva bem balanceada, este deck promete voltar com força ao ambiente t4. Atualmente, as listas de zoo variam bastante em relação as criaturas que aparecem nas listas. Algumas listas vão mogg fanático, outras não. Outras listas aparece o Gaddock teeg. Alguns preferem jogar com o ethersworn canonist de main deck, visando combos (elfball e storm). Mas, todas as trocas não mudam a essência do deck.

Porém, algumas cartas são terríveis contra este deck...

Vamos a elas:
Magus of the moon (demigod stompy)




Com acelerações e alguma sorte, o Demigod stompy pode fazer o magus na curva 1. Se isso acontecer, vc tem duas opções: ou reze para topdeckar a única planície do deck (ativando assim, a lightning helix) ou use seal of fire de main deck. Caso não aconteça nenhuma das duas opções, essa criatura praticamente decreta a vitória do Demigod stompy.


Soluções: seal of fire, tarfire.


Sundering titan (Tron)



Precisa de explicação? Se cair na mesa, é praticamente gg.


Soluções: stifle


Vedalken Shackles (Tezzerator, Faeries, Next level blue...)


Rebeldia não é uma das coisas que vc quer ver no seu zoo....mas, shackles faz com que suas criaturas vão se matando uma a uma até a mesa ficar limpa o suficiente para vc morrer por uma de suas próprias criaturas. Não é uma carta tão rápida para solucionar os problemas, mas a longo prazo, pode causar uma enorme dor de cabeça..
Soluções: oblivion ring
Acho q é isso...
Termino aqui mais uma análise do deck.
Abraço a todos!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dredge T4 - Still Alive? Parte 2

Olá galera! Antes de tudo queria pedir desculpa aos leitores do blog pela ausência repentina, pois o periodo de festas foi meio corrido e com muitas coisas para fazer então fiquei sem muito tempo para o blog. Mas agora, novo ano, novas metas, novos aprendizados e irei continuar com o artigo sobre o dredge, com algumas análises dos principais matchups desse deck tão esquecido do formato. Logo mais a parte 3 e final virá com uma análise dos outros decks e mais algumas considerações.






Elfball

No outro artigo tinha escrito que o match contra Elf Ball era 50-50. Pois é, ledo engano. O match é muito favorável graças ao Darkblast e a falta de removals do Elfo. Você tem seu caminho livre para combar sem oposições e ainda assim segurando o jogo. No game 1 a vantagem não é tão grande mas ainda assim chega aos 60-40, a grande preocupação é ter o Darkblast na mão, ou uma mão muito explosiva para dredgear até vir ele. Pós side o match só se torna ridiculamente fácil, entram Chalice of the Void, Thoughtseize e Firespout sendo assim muito dificil de se perder o jogo.


"Gotcha!"

Zoo

Aqui está a primeira grande pedra do sapato do Dredge. O Zoo tem muitas maneiras de remover suas Pontes e ainda assim te causar grande dor de cabeça te forçando a combar muito rápido para não morrer para a avalanche de criaturas. O maior problema no entanto não são a quantidade de criaturas e sim 2 criaturas no geral. Tidehollow Sculler,
e Gaddock. Gaddock + Canonist é GG tenha MUITO medo. Game 1 a vantagem é toda do Zoo beirando os 70-30. Pós side a coisa melhora um pouco graças aos Firespouts que limpa a mesa e ainda deixa tokens de zumbi para você, mas mesmo assim é muito dificil se ganhar esse match. Badmatch total.

"Sou sua esperança"

Tezzerator

Na minha opinião é um match muito equilibrado, as respostas do Tezzerator são assustadoras como Pirite Spellbomb + Academy Ruins e Tormod's Crypt. o Dredge tem que ganhar antes da curva 4~5 pois se o Tezzeret cair na mesa as chances de vitória se tornam 0. Pós side as coisas melhoram um pouco, as cartas chave aqui são Thoughtseize e Chain of Vapor.


"Pede pra voltar!"

Ainda existem outras análises a serem feitas claro, como Affinity, Fadas, MonoRed, DeathCloud e virão no próximo post da saga. Espero que tenham gostado e até a próxima!