quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Análise de Decks: Agro Loam

O bloco de Ravnica trouxe com ele muitas cartas boas para o Legacy, como Confidente Sombrio, Life From the Loam, Tutor Infernal, Cilada Mágica e etc. Porém este artigo não é para discutir sobre as cartas do bloco e sim sobre um deck que tem me chamado muito a atenção nos ultimos tempos, o Agro Loam. O Agro Loam é um deck que se baseia em cima da carta Vida da Marga e dos terrenos com Cycling de Investida gerando assim uma draw advantage e colocando criaturas com custo/benefício alto. O deck tem respostas a quase todas as ameças do ambiente, adaptando seu estilo de jogo conforme o match. Para essa análise card-by-card vou usar a lista do Alexander Smirnov que ganhou um evento pelo mundo.

Agro Loam - Alexander Smirnov

Creatures [12]

3 Countryside Crusher
1 Eternal Witness
4 Tarmogoyf
4 Terravore

Sorcery [10]


4 Burning Wish
3 Devastating Dreams
3 Life from the Loam

Enchantment [2]

2 Seismic Assault

Artifact [10]


4 Chalice of the Void
2 Enginereed Explosives
4 Mox Diamond


Land [26]

1 Badlands
1 Barbarian Ring
1 Bayou
4 Bloodstained Mire
1 Forest
4 Forgotten Cave
1 Mountain
1 Plateau

2 Taiga
2 Tranquil Thicket
1 Volrath's Stronghold
3 Wasteland
4 Wooded Foothills

Sideboard

4 Gaddock Teeg

3 Krosan Grip
1 Chainer's Edict
1 Devastating Dreams
1 Hull Breach
1
Life from the Loam
1 Primal Command
1 Raven's Crime
1 Reverent Silence
1 Rough / Trumble

Criaturas


Countriside Crusher

Uma criatura de 3cc e 3/3, parece mediana não fosse a habilidade dela, neste deck esse cara pode ficar grande com uma velocidade absurda, parando o agro e dando uma grande Kill Condition abusando da sinergia com metade das cartas do deck.










Eternal Witness
Um Recollect com um corpo 2/1. Pode voltar seu Devasting Dreams para limpar a mesa, voltar seu Goyf que morreu, voltar uma wasteland para tirar aquela man-land que enche a paciência. A Witness tem uma versatilidade imensa, porém mais do que 1 é desnecessário.












Tarmogoyf
Falar do Goyf é chover no molhado, 2CC por um corpo absurdamente grande no Legacy, entra na mesa no minímo 4/5 e é multi-funcional. 4 off.














Terravore
Esse cara aí é simplesmente a melhor criatura do deck. Além de ter uma sinergia fantástica com o resto do deck, ganha um bônus para as fetchs dos seus oponentes também, é o tipo de carta que quando entra em jogo, dificilmente sai da mesa. Não é dificil ver ele crescer absurdamente em 1 turno, ficando fácilmente 6/6+.












Sorcery

Burning Wish
A toolbox do deck. Busca o Life from the Loam que você ainda não comprou, busca uma solução pra adversidades no SB. A versatilidade dessa carta é absurda. 4 Off.













Devastating Dreams
Exclusivamente contra agros. Se ela resolver é praticamente game, além de limpar a mesa, ela ainda tira os terrenos do oponente fazendo com que ele demore a voltar para o jogo.














Life from the Loam
É a engine do deck. Ela é o que faz tudo no deck funcionar, dá uma draw advantage com os cycle-lands, faz o wastelock, cresce seu Crusher/Terravore, Faz seu Assalto Sismico voltar a funcionalidade, filtra o deck. O deck não existe sem essa carta.













Artefatos

Chalice of the Void
Outro 4 off do deck. A carta é simplesmente absurda, quebra combos no meio, anula os agros rápidos e atrapalha bastante os controls. É a solução pro G1 contra combos rápidos.















Enginereed Explosives
É um mass removal de CC específico. Sua grande utilidade é contra os Agros, mas também comumente utilizada contra os tokens feitos pelo Belcher, e contra por exemplo enchantress. É uma carta multi-funcional porém mais que 2 acho desnecessário.












Enchantments

Assalto Sísmico
É uma KC alternativa do deck, mas também funciona como spot removal. Sinergia óbvia com Crusher e Terravore.
















Lands

Dual Lands

Desnecessário tecer qualquer comentário.

Barbarian Ring
2 de dano não-anuláveis. Tira aquele Meddling Mage que atrapalha a vida, tira o Piledriver que está para te matar, limpa o caminho para suas criaturas, porém como o deck já possui muitos removals e a base de mana é muito importante para se ter as cores necessárias 1 só é suficiente.












Fetch Lands

Falar delas também é chover no molhado, corrige sua base de mana, filtra o deck, cresce suas criaturas. Must have em qualquer deck.

Tranquil Thicket e Forgotten Cave

Os draws do deck, são essas cartas que fazem o deck nunca perder o fôlego, crescem seu Terravore/Crusher e servem de combustível para o Assalto Sísmico.














Volrath's Stronghold
Sua funcionalidade é bastante explícita, voltar suas criaturas que morrem ou foram "dredgeadas", porém a mana incolor faz com que seja uma carta com utilização muito restrita, muitas listas não utilizam esse card simplesmente por achar desnecessário.












Wasteland
Atrasar o oponente, essa é a intenção da Wasteland. Pode criar um lock sendo jogada com Life from the Loam, Aumenta seu Terravore. A grande maioria dos decks desse formato utilizam essa carta. Must Have.













Espero que tenham gostado desta análise, procurei deixar todas as coisas muito explicadas para quem não conhece o formato mas tem desejo de aprender. Comentários e críticas são sempre muito bem vindas para a evolução desse blog. Até a próxima!

Um comentário:

Anônimo disse...

Linkar as cartas ficou legal. Acho interessante colocar outras listas para comparar tbm.

flw!